sábado, 15 de maio de 2010

Penúltima diária concluída!

Hoje finalizamos a penúltima diária de gravação do Limite!
Foi na verdade uma meia diária, em que gravamos duas cenas que se passam no carro do protagonista e a cena que introduz o curta.
Tudo foi realizado em partes do campus da Metodista. Assim como na AGICOM, gravar na universidade foi a melhor coisa para a logística e tempo. A última diária, a ser gravada amanhã, será realizada totalmente num apartamento em São Paulo.

Acredito que qualquer filme tenha que pelo menos começar com uma cena de grande impacto visual. Isso cria interesse no espectador e também funciona como um "presente" para os olhos, apenas pra ser apreciado visualmente. Eu, pelo menos, gosto de filmes que tenham esse tipo de atrativo.
Nessa cena em específico, o personagem principal está com as roupas e mãos ensanguentadas num banheiro de posto de gasolina. A impressão é de que ele acabou de cometer um assassinato. No decorrer do filme, vamos entendendo - assim espero - que aquela cena pode ter acontecido ou não.
Enquanto assistia no monitor a cena sendo gravada, tudo o que eu tinha pensado em termos de imagens se concretizava. Era como se tivesse pulado da mente para a tela.
A câmera na mão e os desfoques propositais, realizados pelo Cléber, a textura que a Marcia (direção de arte) conseguiu imprimir no espelho e nas paredes da locação, o sangue vermelho na camisa e na pia brancas, a luz de neon fakeada piscante... tudo colaborou pra que a cena ficasse igual e ao mesmo tempo melhor do que foi planejada. Pra fechar com chave de ouro, a atuação do Marcelo Jacob deu o tom mais que correto. Nem precisei dar mais que algumas indicações pra ele. A concentração e intensidade foram tantas que ele até saiu cansado da cena.
Isso me lembrou da importância de um bom ator em cena. Mesmo que a o trabalho de câmera seja perfeito, a luz seja ideal e tudo funcione bem, se o ator for vazio, não há nada que salve.
E por falar em atores, serão eles o tema do próximo post.

;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário